Serviços.
01.
O processo de Coaching de Casal e de Relacionamentos é uma metodologia validada, constituída por várias ferramentas bastante poderosas que propõem mudanças sustentáveis. Proporciona um ambiente saudável para que o casal entre em ação, e leva a uma melhoria dos seus hábitos – ajudando-os a olharem na mesma direção e a construírem juntos a realidade que desejam.
Os benefícios são imensos – tais como:
- desenvolvimento de uma comunicação saudável e assertiva,
- reconexão do casal,
- foco na solução,
- aumento da auto-responsabilidade,
- diminuição de conflitos,
- segurança na criação dos filhos,
- melhoria da vida sexual,
- aumento da autoestima e da autoconfiança,
- construção de um ambiente familiar feliz e saudável,
- definição de objetivos comuns,
- melhoria da vida financeira,
- entre outros.
Após o término do processo (e até já no decorrer do mesmo) o casal percebe:
- diminuição das culpas e dos excessos de cobranças,
- mais energia para lidar com as questões do dia a dia,
- olhar de ambos na mesma direção,
- disposição para entrarem em ação,
- mais tolerância e paciência em relação às limitações um do outro,
- aumento do bom humor,
- priorização do relacionamento amoroso,
- mais disposição para estarem juntos,
- alinhamento dos seus objetivos e projetos de vida…
Este processo é composto por sessões semanais, e terá resultados num curto espaço de tempo (cerca de 3 meses e meio).
As sessões do processo de Coaching de Casal são realizadas com os dois elementos do casal (durante 12 a 15 sessões), enquanto que das sessões do processo de Coaching de Relacionamentos fará parte apenas um dos membros do casal (em apenas 10 sessões) – embora o objetivo seja sempre a melhoria do relacionamento de ambos.

02.
O Coaching Parental é um processo realizado com os pais - independentemente da idade do(s) seu(s) filho(s) - onde é definido o objetivo que querem atingir e, com base numa metodologia específica e testada, são abordadas técnicas de forma a que adquiram ferramentas e se capacitem para fazerem a intervenção necessária - a nível familiar.
Este processo acontece através de sessões com os pais e apetrecha-os com uma panóplia de ferramentas e estratégias que lhes permite arranjarem soluções para os seus próprios problemas, assim como ensinarem os seus filhos a encontrarem também as que melhor se adequam a eles.
Os pais:
- melhoram o relacionamento com o(s) seu(s) filho(s)
- mudam a sua perceção sobre o(s) filho(s) e os seus potenciais
- aumentam a autoconfiança nas suas habilidades enquanto educadores
- sentem maior segurança para lidar com situações que vão surgindo (como: birra, descontrole, alimentação, estudo, comportamento, relacionamentos, etc.)
- melhoram o entendimento dos seus sentimentos frente a situações de stresse, de modo a conseguirem manter o seu autocontrole
- adquirem técnicas, facilmente aplicáveis, para lidar com as suas próprias emoções e para auxiliar o(s) filho(s) a lidar(em) com a(s) dele(s)

03.
O TeenCoaching é uma intervenção específica para atender jovens / adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e os 20 anos, que usa ferramentas e técnicas criadas especificamente para o trabalho com esta faixa etária.
É um processo de autoconhecimento no qual se analisa a situação, se definem objetivos, se planificam a inserção de novas ações e hábitos… - sempre com foco no futuro e na solução, sem julgamentos e sem sugestões.
- Promove um empoderamento e mudança de mindset
- Ajuda o adolescente a alcançar os seus objetivos
- Ajuda o adolescente a ter auto-responsabilidade
- Traz equilíbrio para as relações e novas situações
- Ajuda os pais / os cuidadores / os professores a se relacionarem de forma saudável com o adolescente, promovendo relações fortes e mudanças efetivas
- Não molda o adolescente dentro de um padrão predeterminado
O seu principal objetivo é desenvolver as competências e habilidades do jovem-adolescente – tendo sempre em conta a individualidade de cada um, identificando as suas qualidades / os seus talentos e cuidando das dificuldades de modo a ajudar a promover uma mudança comportamental que se refletirá em relações mais saudáveis, mais construtivas e de maior reconexão comunicacional.
Utilizando técnicas e ferramentas testadas e comprovadas quanto à sua eficácia, o TeenCoach ajuda-o (com o apoio da família) a focar-se na resolução do problema, a assumir a responsabilidade pelas suas ações, a definir e alcançar o resultado que deseja – respeitando sempre a sua idade e a dinâmica do seu sistema familiar.
Desperta no jovem o poder de encontrar as melhores soluções para os seus problemas, Auxilia-o na descoberta dos seus talentos, trabalha a autoconfiança e estimula a decisão de novas atitudes – para que novos objetivos sejam alcançados. Não analisa os problemas e não indica as suas causas; nem procura culpados. Foca-se no futuro – nas ações que podem ser feitas (daqui para a frente) para resolverem os problemas do dia a dia – que o transtornam, a si e à sua família (como: baixa autoestima, falta de confiança, desinteresse nos estudos, dificuldades de relacionamentos, dificuldades de concentração, problemas com alimentação, mentira, medo, insegurança, tédio, falta de empatia, inquietação, entre outros). Ajuda-o a aprender, ele próprio, a solucionar os seus problemas, e a “tomar as rédeas” da sua própria vida e da sua felicidade.
Através deste método o jovem-adolescente é ajudado a construir o(s) seu(s) próprio(s) objetivo(s), sem julgamentos e sem sugestões, com foco no futuro e na solução, levando a uma cada vez maior consciência do quão poderoso ele é, e a uma mudança de mindset muito positiva.

04.
O método KidsCoaching é uma intervenção específica, que atende crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 12/13 anos. Apoia-se numa abordagem Coaching adaptada a esta faixa etária, utilizando ferramentas e técnicas lúdicas, que as ajudam (de forma rápida e eficaz) a encontrar soluções para diversas situações (como medo, insegurança, timidez, dificuldade no relacionamento com irmãos / meio irmãos / segundos pais, bullying, birra, desinteresse nos estudos, problemas com alimentação / mentira / medo / insegurança / inquietação, entre outros).
O seu principal objetivo é desenvolver as competências e habilidades da criança, da família e dos educadores – tendo sempre em conta a individualidade de cada um, identificando as suas qualidades / os seus talentos e cuidando das dificuldades, de modo a ajudar a promover uma mudança comportamental que se refletirá em relações mais saudáveis, mais construtivas e de maior reconexão comunicacional.
Utilizando técnicas e ferramentas testadas e comprovadas quanto à sua eficácia, o KidCoach ajuda a que a criança e a família se foquem na resolução do problema, assumam responsabilidade pelas suas ações, definam e alcancem o resultado que desejam (com base na sua realidade) – respeitando sempre a idade da criança e a dinâmica do seu sistema familiar.
Desperta na criança, junto com a sua família, talentos e habilidades para lidar com sentimentos e dificuldades do dia a dia, de modo que ela própria aprenda a solucionar os seus problemas, “a tomar as rédeas” da sua vida e da sua felicidade.
A criança:
- torna-se mais autoconfiante
- aumenta a sua automotivação
- aumenta o compromisso com a sua rotina
- ganha grande senso de conquista e resolução de problemas
- melhora o relacionamento com pais / irmãos / amigos
- aumenta a aceitação, tolerância e empatia no convívio com os outros
- melhora o seu senso de pertencimento, sentindo-se mais amada e grata
- melhora o seu entendimento sobre si mesma (sobre pensamentos, sentimentos e atitudes)
- adquire estratégias para lidar com as próprias emoções e dificuldades (do seu dia a dia)
- será incentivada a lidar com os seus sentimentos, a expressá-los de forma adequada, e a ter foco e entusiasmo de acordo com a sua idade
- será estimulada a refletir sobre as razões e consequências das suas ações, sendo conduzida à auto-responsabilidade

05.
Os workshops – online ou presenciais – são realizados com o objetivo de lhe dar a conhecer ferramentas e estratégias que lhe permitam aumentar e melhorar o seu autoconhecimento, os seus comportamentos e os seus relacionamentos; adquirindo mudanças bastante significativas – principalmente em si, nos seus filhos e na sua família.
Os workshops são realizados com alguma frequência, sendo uns online e outros presenciais. Embora se encontrem totalmente estruturados e definidos por mim, por vezes a temática é definida pela empresa / instituição / entidade que me contrata.
Existe, por isso, a possibilidade de se inscreverem nos workshop’s que vão sendo divulgados e de participarem nos mesmos; como também é possível entrarem em contacto comigo para que vos prepare um workshop totalmente “desenhado” para dar resposta às vossas necessidades, e tendo em conta os interesses que me demonstrarem – desde que os mesmos façam parte de uma das seguintes temáticas:
- relacionamentos (de casais, de famílias, entre crianças, de pais e filhos, entre jovens, familiares, escolares, etc.)
- comportamentos (individuais, entre pais e filhos, entre o casal, na família / em casa, na escola, no ambiente de trabalho, etc.)
